sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A arte das imagens

     Hoje, dia 08 de janeiro, comemoramos o dia nacional da fotografia, dia nacional do fotógrafo. A comemoração é nacional pois foi D. Pedro II que trouxe esta arte ao Brasil. O fotógrafo é o pintor das imagens que são fixadas pela ação direta da luz. E quanta beleza o olhar atento aliado a sensibilidade estética do artista consegue captar numa imagem que se eterniza para todo o sempre. É a arte de tornar a-temporal o que pertenceu a um tempo e também a um espaço. É como se ao toque de Midas as paisagens, as pessoas, as imagens se transformassem em momentos eternos. Fixação do movimento, da vida em todas as sua formas. E quem não guarda entre suas coisas as fotografias de família, de lugares visitados, de pessoas que amamos, de paisagens contempladas em momentos plenos de êxtase?! Hoje, com a ajuda da computação e da tecnologia com câmeras e demais apetrechos modernos, podemos ampliar ainda mais a nossa capacidade de arquivo, podemos aprimorar ainda mais o nosso voo em busca das melhores e mais tocantes imagens que ficarão gravadas para sempre em nossas lembranças pessoais e coletivas. Penso que todo mundo, inclusive esta que escreve, deveria, um dia, aceitar o desafio de realizar um curso para iniciante na arte de fotografar. Pois, assim poderemos desenvolver a nossa percepção, aguçar o nosso olhar observando os detalhes que fazem toda a diferença. E quem sabe, assim, como novéis, mas, principalmente, como apaixonados pela arte das imagens, poderemos nos tornar artistas participantes do divino toque de eternizar as nossas vidas e encantar a toda humanidade. Afinal, dominar com maestria e capacidade tal arte requer talento e exercício. Fotografar é uma forma muito poderosa de comunicação. É uma arte que mediante o deleite e a contemplação da imagens leva as pessoas a encontrarem a si próprias. É atitude de crítica, de contestação, de encantamento e, principalmente, de transmissão de amor! Parabéns, então, a todos os fotógrafos. Os profissionais e os iniciantes. E também aos que ainda não se iniciaram em tal arte mas que, certamente, em momento apropriado o farão. Sejam as belas imagens a nossa comemoração:
























2 comentários:

  1. Olá Suziley,

    venho agradecer a visita e comentário lá no meu cantinho de emoções (que tu tão bem descreves neste texto), quantas e quantas vezes ao folhear os albuns de fotografia da familia me vem uma lágrimazita ao olho, um sorriso.
    A emoção fica guardada e pode ser saboreada de novo, partilhada por todos com risos frenéticos de memórias que afloram em catadupa à medida que as imagens vão passando e nos faz ficar, por vezes, até com pele de galinha.

    Parabens por este teu espaço, pela escrita e pela musica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Miguel:
    Fico bastante feliz que tenha gostado do texto e do blog também. Para mim é uma honra já que você tem uma das mais lindas atividades: a fotografia. Parabéns a você pelo seu espaço e pela sua arte! Seja sempre bem-vindo por aqui e volte sempre que quiser. Uma boa semana, beijos no seu coração ;)

    ResponderExcluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...