segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Pequenas ações...grandes vitórias...

     Ainda em meio ao turbilhão de notícias sobre o Haiti, começo dos campeonatos estaduais de futebol, entrega dos troféus às atrizes Meryl Streep (“Julie & Julia”) e Sandra Bullock (“The Blind Side”), escolas preparadas para o Fórum Social Mundial, vitória no Chile de Sebastián Piñera, raio que caí atingindo salva-vidas em Xangri-Lá, a divulgação das vinhetas do Carnaval nas ondas globais, as suas cortes pelo Brasil (Pepeu Gomes que o diga...), concurso do Banrisul que movimenta o domingo, o Fórum Mundial de Juízes, vacina contra a toxoplasmose, mobilização da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul em alerta contra a Dengue, Hebe Camargo inicia sua luta contra o câncer, no ar a “Boçalidade Baixo Besteirol” (BBB da Globo), filmes em cartaz: Amor sem escalas, A Fada do Dente, O Nome Dela é Sabine, o septuagenário ator Morgan Freeman afirma em alto e bom som: “Não sou um ícone negro”, à espera pela cantora pop star Beyoncé, aplausos para a corajosa declaração de Kaká: “Não gosto de blasfêmia. Não suporto. Aqui na Espanha se blasfema menos do que na Itália” (mamma mia...), o divertido e instrutivo artigo do médico escritor Moacyr Scliar sobre “O suor em controvérsia” (e o calor persiste e o suor também..hehe..), a inspiradíssima escritora gaúcha Lya Luft com sua crônica “Trabalhar e sofrer” desperta-me do meu dolce far niente e me recorda que volto à labuta na segunda-feira próxima...e como é bom nada fazer, dar asas à imaginação do ócio criativo e divagar pelos meandros da vida!

     Ah, a vida...sempre ela...eis que encontrei, hoje, no Jornal Novo Hamburgo (Grupo Sinos), ações de vida. Belíssimos textos tanto da professora Anamaria Cachapuz Cypriano (“Maternidade – doçura”) quanto, e, principalmente, da pedagoga e coordenadora do Projeto Apoema, Berenice Gehlen Adams (“Mudando de visão”). Sem dúvida, devem ser lidos e refletidos. Anamaria, assinala as lições de amor ensinadas aos homens pelos animais. Berenice, aponta, criativamente, como saída para o caos que se tornou a vida neste planeta, a mudança de visão. Merece citada a sua conclusão: “Precisamos nos 'desformatar', ou 'atualizar nosso sistema', e quem sabe será possível começar um novo texto: eu aprendo, tu aprendes, nós aprendemos e mudamos a humanidade” (jornal citado, painel Opinião, pág. 10). Genial. Parabéns, Berenice e Anamaria! Parabéns, Grupo Sinos que publica os textos opinativos por parte das pessoas comuns e cidadãs.
     E como tal jornal circula, principalmente, no Vale dos Sinos, só me resta aplaudir também a iniciativa de participação do município de Sapiranga (a conhecida “cidade das rosas”), na adesão ao Projeto “Jornal NH na Sala de Aula”, que estimula a leitura em família (crianças e pais), desenvolvendo o salutar diálogo entre os mesmos. Bela iniciativa. Bela ação de cidadania. Parabéns a Campo Bom, Estância Velha, Novo Hamburgo, Rolante e São Leopoldo que, também, encamparam tal experiência.
     E experiência, solidariedade, ação de cidadania, tem de sobra, também, o consciente professor de educação física, Ubirajara Brites que a 18 anos, dedica-se a uma justa causa. Coloca o esporte, a ginástica, a atividade física, os seus conhecimentos profissionais à serviço da melhora da saúde física e mental dos internos do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. Ubirajara e outros profissionais resgatam a autoestima daquelas pessoas pois com o exercício físico desintoxicam os organismos das drogas, liberam deles a ansiedade e o estresse. Atenuam os efeitos colaterais dos remédios. E com a prática dos esportes (vôlei, futebol, bocha), dos passeios, da música, auxiliam na mudança do comportamento daqueles pacientes. Tornando-os menos pacientes e mais agentes da própria história. Parabéns, Ubirajara!!
     E, assim, Berenice, lendo sobre estas ações e iniciativas, refletimos e participamos da sua conclusão, a saber, estes são cidadãos que estão transformando a sua realidade, mudando a sua visão de mundo, mudando o mundo que os cerca. São pequenas ações...mas, grandes vitórias. Valeu!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...