sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Vim, vi e venci!

     A presente mensagem “Vim, vi, venci” é atribuída ao grande general romano, Júlio César, quando comunicou ao Senado de Roma uma de suas vitórias marciais. À guisa de tantas batalhas e guardadas as devidas proporções parece que a história teima em repetir-se, aqui ou acolá, em tempos remotos ou em tempos mais próximos. Não imaginava o que veria no recém lançado filme biográfico, “Lula, o filho do Brasil”, quando para atender o pedido de minha mãe, lançei-me na aventura de assistir com eles a vida de Luís Inácio (hoje, Lula) da Silva na tela do cinema GNC, no Praia de Belas. Fomos na primeira sessão da tarde. Nada mais propício, já que o período é de férias e naquele horário teríamos o cinema mais tranquilo e livre. Dito e feito.

     Confesso que não me preocupei em saber a priori o que circulava a respeito do já tão comentado filme. Não queria saber da crítica especializada nem dos entendidos em política ou coisa parecida. Até porque não estava e não estou interessada na política partidária, nas disputas eleitoreiras, nas contendas entre partidos políticos com seus discursos demagógicos e enganadores. Não fui, ali, para realizar nenhuma catarse de conversão partidária ou de definição de alguma candidatura à presidência da república no pleito deste ano. Assim como, também, não estranhei o patrocínio recebido do Senai, da Camargo Corrêa, GDF Suez, EBX, OAS, da Ambev, da Odebrecht, da Volkswagen, da Souza Cruz, da Hyndai, do Grupo JBS-Friboi, do Estre Ambiental, da Neo Energia, CPFL, da Grendene e da Oi. Fui com a alma livre de quaisquer pré-conceitos. Afinal, queria ver com meus próprios olhos, perceber e sentir com meu próprio coração, pensar, analisar com minha própria cabeça e razão. E foi o que fiz.
     As cenas do inicio do filme são de uma beleza dramática sem ter exageros ou excessos de tensões sentimentalistas. Está tudo na medida exata. A história se inicia em 1945, no sertão pernambucano, na cidade de Garanhuns. Um mês, aproximadamente, após a partida de Aristides para Santos, nasce o menino Luís, o sétimo filho de uma família de oito irmãos. O realismo das cenas retratam o problema tão antigo daquela região do Brasil: a pobreza, a miséria resultantes da seca e da “cerca” que destrói as vidas de muitos Luíses, Severinos, Lindús, Marias, Josés e tantos outros. É a história de tantos nordestinos, de tantos brasileiros. No pau-de-arara partem retirantes a caminho de Santos. Na expressão do menino: “Caem no mundo”, em busca de dias melhores. São 13 dias, 13 noites e, finalmente, em 1952, chegam ao seu destino. Todavia, o problema de alcoolismo e violência do pai os levam (a Lindú e seus filhos) a partirem para S. Bernardo do Campo. E, ali, se passa toda a trajetória da formação como torneiro mecânico, o primeiro casamento e, em seguida, a perda da esposa e do filho; o segundo casamento; a participação no Sindicato.
     Entretanto, o que mais me chamou a atenção, além da beleza das cenas, da interpretação magistral daqueles maravilhosos atores e atrizes, da trilha sonora, do conteúdo da história em si, foi aquela relação amorosa estabelecida entre mãe e filho. Entre dona Lindú e o menino, o jovem e o adulto Lula. A mãe foi uma presença constante. Semeadora de um caráter íntegro. Sábia conselheira em meio às dúvidas e incertezas do filho. Sempre se doando e protegendo sua família. Mulher retirante e simples que pediu ao filho que nunca se esquecesse de onde tinha vindo, que não se esquecesse de sua origem humilde. Que tivesse paciência e sempre persistisse. Sem dúvida, como tantas outras mães, e também a minha, ela foi o porto seguro e a inspiração para todas as vitórias alcançadas pelo seu filho. Um dos tantos filhos do nosso querido Brasil. Que Deus abençõe a todas as mães. Obrigada mãezinha pelo presente. E a você, Lula, as palmas da vitória, pois à exemplo do romano Júlio César, cumpriu seu destino fazendo acontecer o seu “Vim, vi e venci”!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...