segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Ducan, a inovadora...

Hoje, dia 22/02, fazem 110 anos da primeira apresentação da bailarina norte-americana, Isadora Ducan, na Europa. A precursora da dança moderna nasceu como Angela Isadora Ducan aos 27 de maio de 1877, em São Francisco, Califórnia. Foi a segunda filha das quatro que o casal Dora Gray Ducan (pianista e professora de música) e Joseph Charles (poeta) tiveram. Isadora mesmo com todas as intempéries de sua infância transformou-se numa bailarina de talento. Aliás, dito pela própria artista, o seu corpo tornava-se o templo de sua arte. A sua proposta de trabalho inovava o que até então se conhecia como dança. Apresentava-se sempre com os pés descalços, cabelos soltos, vestia túnicas leves, o cenário era simples. Seus movimentos nascia da sua sensibilidade criativa que interpretava o movimento das forças e seres naturais: os ventos, as plantas. Inspirava-se nas dançarinas dos vasos gregos. Dançava ao som dos clássicos Chopin, Wagner e outros. Ouso interpretar sua obra: era parnasiana na criação dos movimentos de sua dança, pois retornava à temática da vida simples, natural, da Grécia antiga. Todavia, na sua percepção inovadora rompia com os dogmas do balé clássico, com as regras estabelecidas até então. Tornava-se o próprio movimento modernista na sua arte de dançar. Personalidade forte. Gênio desbravador. Sua vontade não se curvava às tradições impostas. A liberdade poética fluia nas suas criações. Viveu os seus próprios tormentos pessoais mas sempre senhora do seu destino. Mesmo no seu trágico acidente que a vitimou. Semblante altivo que marca uma personalidade a frente de seu tempo cronológico. Talvez, por isso, incompreendida, muitas vezes, por seus pares e contemporâneos. Fica, então, a nossa homenagem com seu pensamento que nos interpela à reflexão: “Dançar é sentir, sentir é sofrer, sofrer é amar...Tu amas, sofres e sentes...Dança!” (Isadora Ducan).







2 comentários:

  1. que lindo!
    nós fizemos uma apresentação sobre a vida dela na faculdade e de outros mestres da dança, como Martha Graham, Pina Bausch, Rudolf Von Laban (esse foi meu grupo que apresentou) e muitos outros.
    fascinante, não? adorei.

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cíntia:
    Sim, é muito lindo. A dança é uma arte. E essas bailarinas (os) foram/são mestres desse movimento belíssimo. Que legal que fizeram trabalhos na faculdade sobre eles. Fascinante, sim. Agradeço seu comentário e sua visita. Uma boa semana prá ti, beijos,
    Suziley.

    ResponderExcluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...