segunda-feira, 26 de julho de 2010

Lembranças dos avós...



Hoje, comemora-se o dia dos avós. Avós são como pipoca, algodão doce,  pirulito, mariola, quindim e tantas gosturas mais. Eles nos fazem muito felizes. São duas vezes pais e mães. São porto seguro para os nossos corações. São colos carinhosos. São verdadeiros remédios para as nossas dores. São uns amores. Os nossos. Sabedoria que nos guia. Conselho que nos orienta. Alegria que nos acolhe. Saudades que nos alimenta. Meus três avós já partiram. Vô Adelino que não conheci nem com ele convivi. Mas sei que ele me conheceu quando eu ainda era bebê. Vô Joaquim, esse, sim, tive o privilégio de conviver. Era um homem com um coração enorme muito maior do que sua estatura pequena. Filho de baianos arretados. Vô Joaquim o meu abraço. Sempre me lembro de ti. Quando me pegava no colo e alegre me chamava o "bonecão" do vovô..hehe!! Já minha avó Adelaide, sua mulher, era uma linda moça alta e esguia. Filha de paraguaios.  Prendada e valorosa. Era chamada e conhecida como vovó China. O meu carinho vózinha querida. Já em outras paragens celestiais fica a nossa recordação do seu jeito querido de ser. A sua sopa paraguaia que tão bem sabia fazer. E sopa paraguaia não é a sopa que conhecemos. Líquida com vários ingredientes. É, sim, uma espécie de bolo salgado que leva fubá, cebola, leite e queijo. Obrigada vovó China. E, felizmente, ainda tenho uma avó viva entre nós. É a nossa Cornélia Ortega Paz. Nascida em Santa Cruz de La Sierra. Muito distante daqui. Distante está minha avó boliviana querida. De quem tenho também lindas lembranças. Das brincadeiras de infância. Do carinho. Do abraço. E também das saborosas saltenhas. Saltenha é uma espécie de salgado. Que só minha vó Cornélia, para mim, sabe fazer. Mulher de fibra, de coragem e de garra. Religiosa e crente. O meu beijo e o meu amor. Começamos falando de doces, continuamos falando de outras comidas. Mas, é assim. Falar de avós nos remete a tais delícias. Pois o alimento se transforma num gesto de carinho e de amor. Sinal de doação e de querer bem. Assim como todos os avós nutrem e transmitem aos seus netos. Então, deixamos, aqui, a todos os avós e avôs do Brasil e do mundo inteiro, sejam jovens ou com mais idade. Deixamos um agradecimento e uma oração para que Deus sempre os abençõe por seus enormes corações!! Obrigada vô Joaquim e vó Adelaide. Obrigada vô Adelino e vó Cornélia. A minha eterna gratidão!! Um bom dia a todos : )


 

14 comentários:

  1. Vó tem cara de tudo isso que você falou Suzi!
    A casa da minha avó era o lugar mais aconchegante do mundo, do qual sinto muita, muita falta e muita saudade.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, ne?? Avós são tudo de bom!
    Hj recebi um email dizendo que "netos é quando Deus tem pena dos avós e manda anjos para alegrá-los".
    Maravilhoso, ne??

    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Avós, simplesmente maravilhosos...
    Eu no entanto apenas conheci a Avó, materna e paterna. E é bem verdade, nada como o aconchego da casa de Vovó... Lindo Suziley.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Márcia:
    É, fica sempre uma saudade...mas as lembranças aquecem os nossos corações. Beijos ;)

    ResponderExcluir
  5. É isso aí Cintia. Obrigada pela partilha. Beijos no seu coração ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi Suzy! Hoje, sem me lembrar da data que comemoravamos hoje, passei o dia bem pertinho da minha avo, a unica que ainda me resta. Vo e isso tudo mesmo, uma delicia em nossas vidas! Um beijo enorme, Deia.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Luara:
    Seja bem-vinda. Obrigada pelas palavras. Boa noite, boa semana para você, ;)

    ResponderExcluir
  8. Oi, Hamilton:
    É, avós são tudo de bom. Obrigada pela visita, pela partilha e pelo carinho Hamilton. Boa noite, beijos no seu coração ;)

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, Déia:
    Viu, que belo presente deu para sua vózinha. Estar junto dela. É uma grande benção. Valeu. Beijos para vocês ;)

    ResponderExcluir
  10. ...eu fui uma criança muito feliz
    porque tive colo de vovós até que
    que fiquei moça e é claro não cabia
    mais naqueles colinhos macios...

    rsrs

    agora sou tbm vovó coruja, e levo
    este título com muita honra.

    não há coisa melhor do que um neto
    aconchegado no colo da gente...

    lindo post, querida!

    bjbj a todas as vovós...
    e para as que um dia serão.

    ResponderExcluir
  11. Então, parabéns a você Vivian, ser avó é tudo de bom!! Beijos no seu coração ;)

    ResponderExcluir
  12. Minha mãe perguntou ao meu sobrinho:
    - Cadê meu presente hein?
    - Está guardado vó!
    - Sei...

    Nem eu sabia que era o dia da avó...Hahahahaha... Mas tudo bem...

    Desculpa o sumiço, tava viajando...

    Bjuxxxx

    ResponderExcluir
  13. Hehehe...oi Carlos, sabidinho o sobrinho, heim?!...Hehehe!! Bom retorno, um bom dia prá ti, beijos no seu coração ;)

    ResponderExcluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...