quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Soberba e cupidez....




Mais um texto bem escrito que encontrei nas leituras matinais do jornal NH.  A crônica é de um promotor aposentado, Ivar Hartmann. Vale à pena ser lida. Ficam as lições. A humildade, a sensatez, o autodomínio só nos fazem bem. Gostei. Então, vejamos o texto.

"Soberba e cupidez

Dirão os leitores que jogadores do Internacional e seus dirigentes não sabem o que significam essas palavras. Sem saber seu significado, no entanto, foi desta forma que jornalistas gaúchos, jogadores, dirigentes e torcedores, embarcaram rumo ao Oriente. A festa de saída parecia o cortejo oferecido a vencedores. Estamparam os jornais as declarações dos envolvidos que discutiam os esquemas do rival do colorado que também leva seu nome e de como vencê-lo e tornar-se bi-campeão. Outros garantiam a divisão dos lucros auferidos com o que o Inter receberia da Fifa.

A festa de comemoração seria apoteótica, e torcedores fazendo a alegria das agências de turismo chegaram ao preciosismo de comprar as passagens de ida e volta apenas para o jogo final, quando seu clube levantaria pela segunda vez a taça. Tudo isso já tem semanas e semanas e agora podemos, quem sabe, aproveitar para tirar do episódio algumas mensagens positivas.

Primeiro: dos torcedores que viajaram, quantos tinham condições financeiras e quantos dependeram de prestações futuras, vendas ou privações de outros bens, em troca de um duvidoso placar? É o ensinamento: não gastar em vão, não contrair empréstimos desnecessários, não se deixar envolver pela propaganda enganosa. Segundo: que a soberba, ou seja, a arrogância, a presunção, é irmã gêmea do fracasso. E a pessoa que se deixa levar pela soberba dos outros demonstra pouco senso crítico, aceitando que um dito seja verdadeiro porque lhe convém e sem analisar a realidade.

Muitos erraram, mas o homem não reconhece seus erros. Então há que procurar um culpado. Único e exclusivo. Mas, a corda nunca rompe no lugar mais forte. No elo da cadeia o que salta fora primeiro é o mais frágil. Sempre foi e será assim. Achado, pois o único culpado seria boa uma autoanálise. Torcedor é como soldado raso: bucha de canhão. Com o agravante de ter de pagar suas despesas". (in NH, 19 de janeiro de 2011, http://www.jornalnh.com.br/).

Um bom dia a todos!! : )

10 comentários:

  1. Oi Suziley,
    achei uma ótima crônica. Que aponta aonde está o véu da efemeridade,destacando dum ditado antigo mais certo, que :"a corda sempre rebenta do lado mais fraco."Estamos, nós povo do Rio e de outros estados, assistindo perplexos a realização hedionda desta afirmação.
    Até quando??
    EStou contente com tua volta, amiga.
    Dias lindos e solares p/ ti.
    Abraços apertados,
    Calu

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto esse e que bom te ver1Estou em férias, mas qdo dá passo nos amigos!beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Suzy.
    Que bom te ver.Estava sentindo a tua falta e suas belas postagens.
    Adorei a crônica, vale uma reflexão séria sobre a situação atual dos times e dos torcedores.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Uma ótima reflexão, totalmente aplicável à vida!

    Parabéns pela escolha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Hamilton, um bom dia, beijos no seu coração :)

    ResponderExcluir
  6. É isso aí, Heli!! Beijos, bom dia :)

    ResponderExcluir
  7. Oi, Chica, bom dia. Também estou de férias. Descansando um pouco. Faz algum tempo que não passo pelos blogs. Mas vou voltar daqui mais um pouquinho. Um bom dia para você, beijos :)

    ResponderExcluir
  8. Oi, Calu querida, é verdade, infelizmente. Um bom dia para você, beijos :)

    ResponderExcluir
  9. você conhece a Anapédia?

    Anapédia, a mais nova personagem das histórias infanto-juvenis, vem para auxiliar alunos e professores a desvendar dúvidas e mistérios da nossa vida cotidiana. Trata de diferentes assuntos com uma linguagem adequada a toda criançada. Professores podem utilizar os livros como leitura tema para dar base a suas aulas de ciências, português, história, matemática e outros.

    ResponderExcluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...