quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Navegantes: um mar de gente...

Festa de Navegantes Porto Alegre/RS Mãe e filha



Hoje, acordei cedo. A mãe precisava realizar a coleta de sangue para os exames de praxe.  Havia me esquecido de programar tal coleta para ontem. Afinal, hoje, 02 de fevereiro, festa de Nossa Senhora dos Navegantes, participaria, assim como no ano passado, da caminhada/procissão em homenagem à Mãe Celeste.

Atrapalhada, um tanto quanto apreensiva, pois, às vezes, a coleta da mãe não é tão simples assim (às vezes não se consegue “acertar” a veia de primeira), acabei me esquecendo de verificar a bateria da máquina fotográfica, a carga do celular, enfim, nada programado, mas tudo desejado e querido, de forma espontânea e intensa, como costuma acontecer.

Também pensava, assim, com meus botões. Hoje, faz muito calor, aqui, em Porto Alegre. Serão 5 km. Seria bom que a mãe fosse?!! Amanhã, ela faz a quimioterapia. E não teve jeito. Ela decididamente quis participar. E não adianta falar-lhe não. Enfim, fomos os primeiros, lá, no laboratório que abria às 8h. E para nossa felicidade saiu tudo a contento. Encontraram a sua veia, de entrada, de primeira. Que alívio!!

Um mocaccino da máquina, ali, no bar do laboratório. E seguimos, então, para alcançar a procissão que já havia começado. Meu marido nos deu uma carona. E a caminhada ia já saindo da avenida Mauá. Então, entramos naquele rio caudaloso de gente que navegava no asfalto tórrido. Muito calor. Mas muita alegria também. Balões em azul como o manto de Maria. Crianças anjinhos com o brilho cativante no olhar. Homens, mulheres, jovens, crianças, idosos, todos, ali, rezando, agradecendo, pedindo a benção à Mãe dos Navegantes.

E eu pulando de um lado para o outro, feito milho de pipoca, pois com a máquina na mão, não queria perder um só lance que valesse à pena.  Ah, mas minha façanha durou até o momento em que a bateria acabou. Finita. Assim como é tudo na vida material...hehe!! A mãe caminhava. E eu estava satisfeita pois tinha que me conformar. Havia conseguido pelo menos algumas fotos. E estava, ali, onde gostaria muito de estar.

E nós navegamos naquele mar de gente. Nas ondas de calor deste belo dia de sol. No meio do povo. Maria conosco também caminhou. Aliás, ela nunca nos deixou, em nenhum momento sequer. Cantamos com o coração. Rezamos com nossa alma. Caminhamos os passos do amor de filhos por sua Santa Mãe!

São tantos momentos das nossas vidas já navegados. São tantos acontecimentos. Tantos fatos. Alegrias, vitórias. Mas há os sofrimentos também. Doenças, tristezas, agonias. Mas nada arrefece a nossa alegria, a nossa fé, o nosso amor. Afinal, se Aquela que foi e que é a Mãe de Nosso Senhor, que sofreu tamanha dor em ver o seu próprio filho crucificado,  também no silêncio nos ensinou. Por que, então, haveremos de sucumbir, de desistir?!!

Somos assim como aquele povo simples, sem medo de ser feliz. Feitos de carne e de ossos. De lutas e labutas. De sofrimentos. Mas, sobretudo, somos feitos de esperança. Somos Marias, somos Josés, somos Jesus. Somos famílias. Somos pessoas que crêem. Matéria prima: nossa fé! Assim como foi Maria, mulher em pé!!

Toma, Senhora Nossa, é teu o nosso coração. A Ti a nossa eterna gratidão. Mãe que sempre esteve, que está ao nosso lado. Que caminha conosco. Navega também nas ondas da nossa oração!!

Salve, Maria de tantos nomes, de tantas raças, de tantas origens, de tantas graças, de tantos atributos. Maria de Nazaré, mulher em pé, mulher de fé!!

Amém!!

Família Festa Navegantes


Pai e filha Festa Navegantes


Dom Dadeus Festa Navegantes


Dizeres camiseta do devoto


Criança anjinho


Fé devota


Azul devota









2 comentários:

  1. Olá, querida Suziley
    Hoje tive a sensação nítida que a minha roupa estava SENDO PASSADA NO CORPO PELO CALOR INFERNAL QUE FEZ NA RUA...
    BOM FIM DE SEMANA!!!
    BJM DE PAZ E ESPERANÇA

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rosélia:
    Aqui, tbém fez mto calorrrr...hehe!! Bjos :)

    ResponderExcluir

Partilhe conosco o seu pensar e o seu sentir!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...